top of page

PARQUE LINEAR JACARANDÁ

MEMORIAL EXPLICATIVO DA CONCEPÇÃO DO PARQUE LINEAR E PRAÇAS 

 

Tendo como o princípio fomentador de que um bom projeto é aquele que não usa o limite do terreno como limite de pensamento, projetamos tanto o parque quanto as praças para que não se limitassem apenas aos moradores do Loteamento Jacarandá, mas sim, para que a população do entorno pudesse usufruir de ambos, trazendo uma maior interação da vizinhança.  

Na Praça Oiti, localizada na esquina da Rodovia Serafim Derenzi com a Rua Oiti, implantamos o posto policial logo no início, com o intuito de garantir uma maior sensação de segurança no local. Optamos em deixar a quadra poliesportiva o mais próximo possível do lugar em que a população havia se apropriado. A Praça, é um local bem arborizado e iluminado, tendo seus caminhos bem definidos.  

Nos acessos principais do Parque Jacarandá, propusemos eixos visuais que chamassem a atenção de quem passasse por ali, despertando o desejo do conhecer e circular pelo parque o que também objetivamos ao pensarmos na proposta de paginação de piso dessa área. Na entrada pela Rua Ozias Sarmento Rodrigues, dispomos um grande portal de entrada com pergolado e banquinhos, seguido do playground, que além dos brinquedos possui uma área com vegetação e bancos. Ambos foram posicionados na entrada por essa rua, pois, muito próximo à essa área existe uma Escola de Ensino Fundamental. 

Com o propósito de um maior contato com a natureza, criamos um pomar interligado à uma área de pic-nic com deck de visão para o mangue, que além de promover o convívio entre os moradores faz com que as pessoas interajam com a área também. O espaço conta com muitas arvores que garantem o sombreamento do local e com dispositivos de descanso como espreguiçadeiras e bancos. 

Como o principal marco do parque, implantamos uma área com uma fonte dançante no eixo com a Rua Quaresmeira que traz uma sensação de frescor ao local. A paginação dessa área foi pensada para fazer analogia ao formato de um peixe, que nos remete água, criando um espaço mais lúdico; envolta da fonte dispomos uma arquibancada para que o local também servisse de descanso. Ao final da mesma rua, também encontramos uma pequena praça, que leva o nome da rua em homenagem as arvores ali plantadas. A praça, apesar de pequena é muito aconchegante, e conta com bastante verde, bancos e pergolados, sendo uma área de descanso ao ar livre para os moradores e visitantes do bairro. 

Continuando o caminho, chegamos ao jardim sensorial que foi pensado para que as pessoas pudessem sentir e as sensações que ele provoca. Foi escolhido o formato labiríntico para que involuntariamente quem caminhasse por ali tivesse vontade de adentrar no ambiente e conhece-lo, apreciando uma cobertura com pergolado colorido e flores de diversas espécies.  

A área do food-truck, no eixo com a Rua Resedá traz mais um movimento ao local, sendo mais utilizada durante o período da noite, porém, também tendo uso durante o dia. Tendo em vista que a rua é destinada aos pedestres quisemos fazer uma área de vivencia interligada ao parque estimulando a circulação das pessoas pela área. 

Ao final do parque, além do eixo visual com o deck para o mangue, que pode ser visto ao adentrar o parque pela Rodovia Serafim Derenzi, quisemos fazer uma grande área de esportes, unindo quatro tipos de ambiente, playground destinado às crianças, academia popular, pistas de patins e skate e um palco de atividades diversas como aulas de dança e oficinas, que funciona tanto no período da noite quanto da manhã.  

  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-googleplus

Loteamento Jacarandá orgulhosamente criado por Milena Bastos e Yanka Martins

bottom of page